Recursos digitais são grandes aliados para empreender durante a pandemia

Recursos digitais são grandes aliados para empreender durante a pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, os negócios sofreram grandes mudanças e tiveram que se reinventar para se manter no mercado. Com a intenção de orientar e incentivar o empreendedorismo no Piauí, o Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) realizou nesta quinta-feira, dia 25, uma live com o empreendedor e empresário, Rodrigo Lima, também presidente da Associação dos Jovens Empresários do Piauí (AJE-PI). O gestor debateu sobre como empreender em tempos de pandemia e o surgimento de novos negócios em meio à crise.

A administradora e diretora Institucional do CRA-PI, Mônica Carvalho, conduziu o bate-papo e afirmou que antes da pandemia já haviam dificuldades de gestão em muitas microempresas e, com esse período, agravou mais ainda as condições das empresas. “Contextualizando o nosso cenário atual é inegável que a situação pegou todos de surpresa. Sabemos que no Piauí 90% do ramo empresarial é de microempreendedores e que afetou, diretamente, todo o pensamento de negócio dos micro e pequenos empresários. Sabemos que antes dessa crise, os microempreendedores tinham uma dificuldade de fazer a gestão do negócio, gestão financeira e de processos para ter uma sobrevivência. É tempo de se renovar, de se reinventar”, explica.

Dados do Sebrae Piauí apontam que no Estado, cerca de 12 mil empresas tiveram que fechar as portas e encerrarem os negócios. O presidente da AJE-PI, Rodrigo Lima, compara esse momento de crise a uma guerra mundial. “Sobre a contextualização da crise que vivemos hoje, eu considero como um desafio comparável a uma guerra mundial. O brasileiro é acostumado com crise e hoje temos um desafio muito grande, que é uma pandemia. E cada país e estado tem diferenças de densidade demográfica, clima, idades médias, desigualdade social, saneamento, higiene e educação. Cabe a nós tentarmos entender esse contexto, sobreviver, ter sabedoria e paciência para procurar as oportunidades assertivas neste período”, declara.

Durante a live, Rodrigo Lima explica ainda que é importante ao microempreendedor entender o mercado, analisar o cenário e buscar utilizar a internet ao seu favor. “Empreendedorismo é um comportamento e surgiu para se resolver problemas. O empresário pode utilizar a internet para aprender, vender, entregar produtos ou serviços, produtos físicos ou digitais, dentre outros. É preciso aprender a utilizar os recursos digitais ao nosso favor, seja com a divulgação de marketing digital, vendas em loja física ou delivery. Não existe atalho de sucesso, tudo é resultado de trabalho, estudo e dedicação. Não é fácil, mas é importante persistir”, finaliza o empresário.