Em tempos de pandemia, o mundo dos negócios está sendo impactado com diversas mudanças. Com a crise provocada pelas medidas adotadas de isolamento social, muitas empresas se adaptaram a novas rotinas produtivas de trabalho e, diante desse novo cenário, os profissionais de administração qualificados são ainda mais essenciais na apresentação de soluções e gerenciamento de crise.
O presidente do Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), Roberthy Barbosa, informa o que o profissional precisa para lidar com esse momento de incertezas. “A primeira dica é buscar se atualizar e entender melhor sobre os impactos da pandemia em todos os aspectos. A partir disso, é interessante que ele reúna as informações necessárias em relação as previsões, as perspectivas, não só aqui dentro do Estado, mas também a nível mundial fazendo comparativo e verificando questões de dados e estimativas, por exemplo”, sugere.
Nesse novo panorama mundial, o profissional de administração também deve investir em qualificações. “É imprescindível aproveitar ao máximo esse momento disponível para buscar adquirir mais conhecimentos, como por exemplo, assistir lives de palestras e cursos com profissionais renomados. Têm muitos profissionais bons e altamente qualificados e que compartilham conteúdos gratuitamente que, envolvem não só a parte comportamental, mas de conhecimento técnico. É importante filtrar esses conhecimentos compartilhados”, ressalta Roberthy Barbosa.
Outra dica importante aos profissionais de administração na gestão de negócios é buscar entender as alterações que irão acontecer no mercado. “O administrador é o profissional da visão e é isso que as empresas buscam. Devido a isso, muitas empresas vão procurar esses profissionais na busca de soluções satisfatórias e é preciso que eles tenham uma percepção real das situações de forma consciente, segura e correta”, finaliza o presidente do CRA-PI, Roberthy Barbosa.