No segundo dia do 15º Encontro de Profissionais de Administração do Piauí, realizado nessa quarta-feira (06), estudantes e profissionais da área da administração participaram de minicursos no Instituo de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Com organização do Conselho Regional de Administração (CRA), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), o evento teve como tema “Transformações em Tempos de Mudança”.
Durante toda a tarde, os inscritos participaram dos minicursos que apresentaram temas de interesse da área de gestão de negócios, como: “Salário Emocional”, ministrado pela administradora Marina Simão; “Matriz do Self: uma ferramenta de transformação em tempos de mudança”, pelo administrador Fábio Henrique Nery; “Entenda a Lei de Liberdade Econômica”, apresentada pelo administrador Alexandre Magalhães e “O Marketing dos Relacionamentos Contemporâneos”, pelo administrador Elias Gomes Neto
Especialista em direito empresarial, tributário e contratual, o administrador e advogado Alexandre Magalhães explica a temática abordada em seu minicurso, que se debruça sobre a Lei de Liberdade Econômica. “A Lei de Liberdade Econômica se trata de uma lei promulgada recentemente que vem com o propósito de desburocratizar o ambiente de negócios do Brasil, trazendo mudanças no código civil, na parte de contratos, registro de empresas, despersonalização da pessoa jurídica, dentre outras medidas. E para os profissionais de administração, é importante estar sintonizados com as mudanças previstas por lei, pois ela trará mudanças trabalhistas nas relações entre empregado e empregador”, declara.
O administrador e consultor de marketing Elias Gomes Neto, que esteve à frente do minicurso “O Marketing dos Relacionamentos Contemporâneos”, relata a importância dos assuntos apresentados para o mercado de trabalho e, em específico, para o campo da Administração.
“O marketing há muito tempo deixou de ser visto como uma troca. Hoje ele é visto como um processo cíclico, que se inicia com o cliente e é finalizado também com a figura do cliente, através da sua satisfação com o serviço prestado. Assim, dentro do mundo dos negócios, é necessário que haja uma boa cadeia de relacionamentos com todas as partes interessadas. Em uma organização, tudo se baseia no respeito, empatia e na harmonia do fluxo de informações”, explica Elias Gomes Neto.
As dinâmicas e todo o conteúdo apresentado pelos instrutores dos minicursos receberam comentários positivos dos participantes. “Participei do minicurso do professor Elias Neto e gostei muito. Ele é muito interativo com as pessoas e explica bem. Já tive outras experiências com professores de Marketing e nunca me identifiquei tanto quanto agora”, afirma o estudante de Administração, Jason Lopes.
A comerciante e estudante de Administração, Luzinete Silva, também se mostra satisfeita em participar do 15º ENAPI e pontua como esse momento de capacitação irão contribuir em sua vida profissional e pessoal. “Os minicursos estão ótimos e tenho certeza que a tendência do evento é só melhorar. Estou começando minha empresa e os aprendizados que colho aqui vão me ajudar a continuar no negócio”, comenta.
O presidente do CRA-PI, Roberthy Barbosa, acompanhou o andamento de toda a programação e conferiu o sucesso do evento. “Estou acompanhando os quatro minicursos e posso dizer que estamos obtendo muito êxito. O ENAPI é um sucesso”, revela.
Além dos minicursos, a programação do evento contou, durante o período da noite, com palestras com a administradora Yolete Dourado, com o consultor financeiro Rafael Telles e com a jornalista de Economia da Globo News, Mônica Carvalho.