Profissionais de administração podem prestar consultorias e gerenciar riscos nas empresas

Profissionais de administração podem prestar consultorias e gerenciar riscos nas empresas

Inúmeros empreendimentos foram afetados com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Com os impactos, muitas empresas têm buscado alternativas para gerenciar seus negócios e mantê-los ativos no mercado. A consultoria praticada por profissionais de administração é uma das principais opções para o enfrentamento efetivo nesse período.

Diante desse novo cenário é fundamental buscar estratégias para amenizar os efeitos no mundo dos negócios. O delegado da seccional Picos do Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), Pedro Paulo, informa como as empresas tiveram que lidar com o surgimento da pandemia.

“Como é de conhecimento de todos, mais de 180 países e territórios procuram gerenciar impactos provocados pela pandemia. É de responsabilidade dos países, estados, municípios, organizações e empresas manter uma boa conduta nos negócios e, sobretudo, garantir a segurança dos seus colaboradores. A partir do momento que a pandemia foi identificada, as empresas passaram a estar expostas a uma série de riscos estratégicos e operacionais”, comenta.

A alternativa de entrega delivery apresenta pequena proporção de vendas comparada a movimentação normal em atendimento presencial. Mas, tem sido uma oportunidade de manter o negócio ativo e com fidelidade ao cliente. Esse tipo de serviço ganhou ainda mais intensidade devido as medidas preventivas adotadas pelo governo federal, estadual e municipal, diante da pandemia do coronavírus.

Eventos de riscos inesperados podem acontecer a qualquer momento, não há uma previsão exata de quando algo irá acontecer. O administrador Pedro Paulo recomenda ainda aos empreendimentos que invistam em seu sistema de gerenciamento de riscos. “Diante do contexto, as empresas devem estabelecer ou melhorar seu sistema de gestão de risco para identificar os riscos-chave e desenvolver planos. Fortalecer esse sistema é tão importante quanto lidar com eventos negativos quando eles se concretizam. Neste cenário, encontramos no profissional de administração, o profissional responsável e capacitado para direcionar as empresas no enfrentamento de crise”, conclui o delegado da seccional de Picos.