Primeiro dia do 15º ENAPI reúne mais de 800 participantes no Atlantic City

Primeiro dia do 15º ENAPI reúne mais de 800 participantes no Atlantic City

Marcada por muita emoção e entusiasmo, a 15ª edição do Encontro de Profissionais de Administração do Piauí (ENAPI) teve início na noite de terça-feira (05) reunindo mais de 800 participantes no Atlantic City Eventos. Com o tema “Transformação de Comportamentos em Tempos de Mudança”, a solenidade de abertura contou com a presença da diretoria executiva do Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz; o secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano; e Gustavo Nogueira, representando o senador Ciro Nogueira.

O presidente do Conselho Regional de Administração, Roberthy Barbosa, destaca a expressiva participação obtida com a presença de acadêmicos, gestores públicos e integrantes do empresariado. “O ENAPI já é um evento tradicional, que se organiza de modo a proporcionar a promoção do que há de mais atual no ramo Administração, fomentando assim, a capacitação de estudantes e profissionais da área”, afirma. O presidente ressalta ainda que, além do compartilhamento de conhecimentos, o evento propicia a troca de experiências e o contato entre profissionais. “O ENAPI abre um leque de oportunidades, que dão espaço para o estabelecimento de contratos de negócios e o surgimento de parcerias”, declara.

Roberthy Barbosa também destacou à relevância da temática desenvolvida no evento. “Estamos vivendo um período no qual as mudanças acontecem de forma muito acelerada, antes as progressivas transformações que aconteciam em cinquenta anos, agora passam a acontecer apenas cinco. É nesse sentido que esta edição se evidencia: na discussão sobre comportamento e gestão dentro de um contexto de transformações contínuas”, pontua.

Durante sua fala, a vice presidente do CRA-PI e presidente da comissão organizadora do 15º ENAPI, Letícia Muniz, destacou os desafios e as superações obtidas durante a condução do 15° ENAPI. “O que parecia muito difícil no início, foi se tornando leve e prazeroso quando resolvemos colocar toda a nossa energia positiva durante o processo e transformar o negativismo em objetivos a serem alcançados”, declarou.

Letícia Muniz também ressaltou a importância dos temas debatidos durante o evento, relacionando tais discussões como diferencial proposto na execução do ENAPI. “Vivemos um momento em que o autoconhecimento e a inteligência emocional tornaram-se mais importantes dentro de uma empresa que outras habilidades que, durante décadas, eram tidas como essenciais para um profissional bem-sucedido. Esse foi o diferencial que o 15º ENAPI trouxe como proposta: a transformação de comportamentos em tempo de mudança”, finaliza.

O conselheiro federal Pedro Alencar, que já participa há muitos anos das solenidades do ENAPI, confirma a relevância do evento para o CRA-PI e para a população piauiense. “O ENAPI é um evento tradicional e grandioso, que teve participação ativa da mais alta cúpula de gestores e pôde mostrar o empenhado trabalho do CRA Piauí e porque o conselho é importante para toda a sociedade. O Encontro notoriamente foi organizado com primazia em todos os aspectos, isso mostra que CRA Piauí está com uma gestão totalmente comprometida, sem dúvidas, está em boas mãos. Só tenho a parabenizar”, finalizou.

Na palestra de abertura, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, discursou sobre as práticas administrativas no contexto atual e a constante necessidade de atualização profissional. Diante de sua participação, avalia o Encontro positivamente. “É a segunda oportunidade que tenho de ser convidado para abrir o ENAPI e é com muita satisfação que estou aqui para discutir com meus colegas de profissão sobre os atuais rumos da Administração, os desafios e as oportunidades que temos enquanto área profissional e de estudo, um campo que é tão rico, eclético e competitivo no mundo do trabalho”, anuncia.

Dando continuidade à programação do primeiro dia, o mediador do Tribunal de Justiça do Piauí, Alessander Mendes, que conduziu palestra sobre a desconstrução de conflitos nas relações interpessoais, salienta a importância de eventos como ENAPI.

“Acredito que são em momentos como este que construímos pontos de inquietação que serão rediscutidos dentro das empresas e, consequentemente, no campo acadêmico. O ENAPI é um grande laboratório de profissionais, um verdadeiro encontro de pessoas e é disso que iremos tratar: de pessoas administrando, gerindo e transformando pessoas”, declara.

Alessander Mendes ainda manifesta seu contentamento com a organização do evento. “Sabia que o evento seria grandioso e bem organizado, mas só quando cheguei aqui que pude perceber a dimensão dos processos de organização, gestão e administração envolvidos neste evento. O CRA Piauí está de parabéns”, finaliza.

A estudante do curso de Administração, Camila Cardoso, avalia o evento como uma iniciativa importante para a formação de administradores. “A cada dia que passa, o mundo se renova e é muito importante que estejamos em meio a esse processo, especialmente, entendendo o papel do administrador dentro dessa lógica. Tenho grandes expectativas quanto ao ENAPI, acredito que vá somar em muito para mim, tanto na vida profissional quanto pessoal”, revela.

O ENAPI acontece até esta quarta, dia 06 de novembro. A programação do segundo dia inclui minicursos no período da tarde e, durante a noite, palestras com a administradora Yolete Dourado, com o consultor financeiro Rafael Telles e com a jornalista econômica da Globo News, Mônica Carvalho. Para finalizar a programação, haverá show de encerramento com o cantor Anderson Rodrigues.