Pandemia da Covid-19 intensifica reflexão sobre a resolução de conflitos online

Pandemia da Covid-19 intensifica reflexão sobre a resolução de conflitos online

Conflitos de consumo na internet tem crescido substancialmente no Brasil entre clientes e empresas. Diante desse fato, o Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) realizou uma live nesta quinta-feira (23) com a Adm. Nara Cronemberger, especialista em Mediação e Arbitragem e Diretora do Procon Teresina. Em conversa online, a convidada tratou sobre a plataforma ‘CONSUMIDOR.GOV.BR’ como ferramenta interativa entre consumidores e empresas.

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O adm. Cristovam Colombo, especialista em Administração Hospitalar e Gestão Pública e atual Diretor de Fiscalização e Registro do CRA-PI, mediou o bate-papo virtual e informa a importância dessa plataforma para o gerenciamento de problemas.

“Essa ferramenta nacional é muito importante para os consumidores e empresas, pois oferece diversas vantagens para ambas as partes e soluciona conflitos de forma online. A participação dos profissionais de administração possui grande relevância para ajudar nesse processo e ficamos felizes por nosso Conselho Regional de Administração estar disponível para auxiliar a sociedade nestas demandas e solução de conflitos”, declara.

A adm. Nara Cronemberger, especialista em Mediação e Arbitragem e Diretora do Procon Teresina, pontua os benefícios concedidos às empresas ao aderirem à ferramenta e a necessidade da abordagem do tema, principalmente, nesse período de pandemia.

“É um assunto que vem a calhar bem nesse momento que estamos vivenciando. Não existe uma obrigatoriedade para que as empresas se cadastrem na plataforma, esse cadastramento é voluntário. Porém, é preciso olhar para os benefícios que a empresa terá ao aderir a essa ferramenta, porque no momento em que a empresa consegue solucionar um conflito através desse serviço, ela tem a sua imagem reforçada no mercado de trabalho, reforça sua imagem perante os seus consumidores e de toda a sociedade”, comenta.

O Consumidor.gov.br não vem a substituir os canais de comunicação das empresas. As empresas continuam com seus Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) e os demais canais de informação. Nara Cronemberger comenta ainda sobre a base de dados e transparência da qualidade e atendimento das empresas para com os consumidores.

“Existe uma total transparência dessa plataforma perante a sociedade brasileira. Por exemplo, se eu quero comprar um produto de uma determinada empresa, posso ir no site da plataforma pesquisar o grau de resolutividade que ela dá para os conflitos, o grau de satisfação dela no mercado, o retorno aos consumidores, dentre outros. E o mais importante de tudo é que essa base de dados fica como uma matéria prima para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para essa harmonização da relação de consumo”, finaliza a especialista.