Campos de atuação do administrador

O profissional de Administração conta com várias habilidades e competências no dia a dia de uma organização, o que faz com que o ele assuma diferentes responsabilidades na área. A necessidade de identificar um caminho a seguir com relação às atividades do campo de atuação deve ser pensado/inerente à vocação.

A formação em bacharelado garante ao profissional atuação generalista, mas com possibilidade de especialização na área. É o que acontece com a evolução da profissão nos mais variados setores da Administração que tornam o campo de atuação mais conhecidos – como, por exemplo, o RH, ou outras nem tanto como – Gestão de Facilities e da Saúde.

Recursos Humanos

Como prevê a Lei 4769/65, a área de RH é uma prerrogativa de atuação do administrador e que vem se desenvolvendo ao longo dos anos de forma menos mecânica e mais humanizada, com a priorização no fortalecimento do relacionamento entre funcionários e da gestão de pessoas. A área é responsável pela manutenção, suprimento e a extensão dos recursos humanos de uma empresa, além de estar voltado ao fator principal de qualquer organização – as pessoas. Mesmo desenvolvendo um trabalho interpessoal é necessário que a área seja cada vez mais tecnologia e instrutiva.

Gestão da saúde

O campo de atuação da Gestão da saúde abrange, entre outros pontos, à coordenação dos serviços de saúde e a elaboração de políticas públicas, como a administração de estabelecimentos, recursos financeiros e qualidade dos serviços prestados à população. A distribuição dos serviços ofertados também faz parte do campo de atuação da área.

Na última semana, o Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) para discussão de um programa nacional de investimento em capacitação e desenvolvimento de profissionais para a gestão de saúde, além da criação de um indicador voltado para a área da saúde.

Gestão de Facilities

No país, a Gestão de Facilities cresce gradativamente com a expansão do mercado de trabalho voltado aos profissionais de Administração – a fim de assegurar que as necessidades de uma organização sejam atendidas na efetivação de tarefas e operações.  Cabe ao administrador – profissional habilitado para a atuação – traçar o planejamento estratégico com foco no conjunto de serviços necessários ao trabalho. O gestor de facilidades – como também é conhecido, é o profissional com visão global dos serviços a serem realizados e que direciona os trabalhos com gerenciamento de prioridades e soluções para eventuais problemas.

Ramos da Administração

O vice-presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Rogério Ramos, lançou no ano passado um livro que apresenta 41 possibilidades de atuação na profissão. A obra considerada um guia da profissão destaca, ainda, a importância do conhecimento no aperfeiçoamento profissional.

“O mercado se modernizou e muitos ramos da administração surgiram, sendo essenciais para a realização de trabalhos especializados. É o que chamamos de gestão de atividades específicas, que se tornaram demandas de mercado – abrindo espaço para absorção em cargos de administrador e seguido de um formato composto de novas nomenclaturas”, completou.

Acesso ao livro clicando aqui.

Para conhecer mais outros campos de atuação, navegue pelos itens abaixo:

  • Cargos e salários
  • Controle de Pessoal
  • Coordenação de Pessoal
  • Desenvolvimento de Pessoal
  • Interpretação de Performances
  • Locação de Mão-de-Obra
  • Pessoal Administrativo
  • Pessoal de Operações
  • Recrutamento
  • Recursos Humanos
  • Seleção
  • Treinamento
  • Administração de Empresas
  • Análise de Formulários
  • Análise de Métodos
  • Análise de Processos
  • Análise de Sistemas
  • Assessoria Administrativa
  • Assessoria Empresarial
  • Assistência Administrativa
  • Auditoria Administrativa
  • Consultoria Administrativa
  • Controle Administrativo
  • Gerência Administrativa e de Projetos
  • Implantação de Controle e de Projetos
  • Implantação de Estruturas Empresariais
  • Implantação de Métodos e Processos
  • Implantação de Planos
  • Implantação de Serviços
  • Implantação de Sistemas
  • Organização Administrativa
  • Organização de Empresa
  • Organização e Implantação de Custos
  • Pareceres Administrativos
  • Perícias Administrativas
  • Planejamento Empresarial
  • Planos de Racionalização e Reorganização
  • Processamento de Dados/Informática
  • Projetos Administrativos
  • Racionalização
  • Controle de Custos
  • Controle e Custo Orçamentário
  • Elaboração de Orçamento
  • Empresarial
  • Implantação de Sistemas
  • Projeções
  • Provisões e Previsões
  • Administração de Estoque
  • Assessoria de Compras
  • Assessoria de Estoques
  • Assessoria de Materiais
  • Catalogação de Materiais
  • Codificação de Materiais
  • Controle de Materiais
  • Estudo de Materiais
  • Logística
  • Orçamento e Procura de Materiais
  • Planejamento de Compras
  • Sistemas de Suprimento
  • Análise Financeira
  • Apuração do E.V.A. (Economic Value Added)
  • Assessoria Financeira
  • Assistência Técnica Financeira
  • Consultoria Técnica Financeira
  • Diagnóstico Financeiro
  • Orientação Financeira
  • Pareceres de Viabilidade Financeira
  • Projeções Financeiras
  • Projetos Financeiros
  • Sistemas Financeiros
  • Administração de Bens e Valores
  • Administração de Capitais
  • Controladoria
  • Controle de Custos
  • Levantamento de Aplicação de Recursos
  • Arbitragens
  • Controle de Bens Patrimoniais
  • Participação em outras Sociedades – (Holding)
  • Planejamento de Recursos
  • Plano de Cobrança
  • Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento
  • Administração de Vendas
  • Canais de Distribuição
  • Consultoria Promocional
  • Coordenação de Promoções
  • Estudos de Mercado
  • Informações Comerciais – Extra – Contábeis
  • Marketing
  • Pesquisa de Mercado
  • Pesquisa de Desenvolvimento de Produto
  • Planejamento de Vendas
  • Promoções
  • Técnica Comercial
  • Técnica de Varejo (grandes magazines)
  • Controle de Produção
  • Pesquisa de Produção
  • Planejamento de Produção
  • Planejamento e Análise de Custo
  • Administração de Consórcio
  • Administração de Comércio Exterior
  • Administração de Cooperativas
  • Administração Hospitalar
  • Administração de Condomínios
  • Administração de Imóveis
  • Administração de Processamento de Dados/ Informática
  • Administração Rural
  • Administração Hoteleira
  • Factoring
  • Turismo
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