Empresas devem utilizar metodologias efetivas para a tomada de decisões

Empresas devem utilizar metodologias efetivas para a tomada de decisões

No atual cenário mundial, o conhecimento tem sido altamente valorizado em suas diversas áreas de atuação. Diante disso, o Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI) realizou uma live com a mestre em estatística aplicada, Alessandra de Ávila. O assunto debatido foi sobre o Big Data, a Inteligência Artificial e as principais aplicações em diversos setores.

A administradora e diretora Institucional do CRA-PI, Mônica Carvalho, conduziu o bate-papo e informa que a inteligência artificial é uma realidade que devemos buscar e ficar atentos em nossa sociedade e no meio na qual hoje atuamos. “Em continuidade aos eventos do CRA PI, no Instagram, com as lives com profissionais convidados, objetivando informar e conversar sobre diversos conhecimentos de interesse dos administradores, convidamos a Adm Alessandra de Ávila, pois tem vasto conhecimento na área, que hoje, é de fundamental importância para disseminar e se repensar a forma como gerenciamos”, relata.

A mestre em estatística aplicada, Alessandra de Ávila, explica o significado de Big Data e inteligência artificial e informa sua importância para os profissionais de administração.

“Hoje temos falado muito em Big Data, em inteligência artificial. Big Data é um conjunto de metodologias para capturar, armazenar, processar dados e informações. A inteligência artificial é composta por um conjunto de metodologias para analisar os dados, nós analisamos imagens, texto e som.  Entender sobre Big Data e inteligência artificial é muito importante para os administradores, porque todas as empresas precisam usar dados para a tomada de decisão. Então o Big Data entra capturando tudo que está acontecendo e a inteligência artificial analisando esse processo”, explica.

Todas as empresas de todas as áreas vão precisar utilizar tecnologias para se ter vantagem competitiva. Alessandra de Ávila sugere ainda aos profissionais de administração o estudo e aplicabilidade inicial da estatística aplicada.

“Recomendo fortemente que as empresas comecem a estudar inicialmente estatística aplicada, porque elas são no geral comentadas nos cursos de administração, porém há os modelos mais sofisticados como técnicas de projeção e segmentação. Acho muito relevante que os profissionais comecem por essa estatística, depois para inteligência artificial e em uma fase mais avançada para o Big Data. Isso será vital para as empresas em curto prazo. Espero que o Piauí esteja bastante avançado e use as metodologias efetivas na tomada de decisões”, finaliza a mestre em estatística aplicada.