Você Administrador e Tecnólogo, pode se sentir em casa no Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI).

Localizada na Rua Áurea Freire, n° 1349, esquina com a Avenida Irapuã Rocha, bairro Jóquei, Teresina-PI, a sede tem um ambiente de trabalho apropriado à importância da instituição e da profissão. Além do que, é a referência da profissão, em nível Regional.

Profissional e Estudante de Administração. A Casa é sua.

O QUE É O CRA?

O CRA é um órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercicio da profissão de Administrador. É uma Autarquia Federal de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Não recebe nenhuma subvenção do Governo Federal, sendo mantida pela anuidade paga pelos profissionais registrados.

MISSÃO

Garantir à sociedade piauiense, por meio de registro e fiscalização, o exercício legal da profissão de administração por profissionais e organizações tecnicamente habilitados na forma da lei.

VISÃO

Ser reconhecido nacionalmente pela excelência na fiscalização do exercício profissional e constante valorização da profissão de administração no Piauí.

FINALIDADE DO CRA

a) Dar execução às diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Administração;

b) Fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão de Administrador;

c) Organizar e manter o registro dos Administradores;

d) Julgar as infrações e impor penalidades, na conformidade da Lei nº 4.769/65;

e)Expedir as carteiras profissionais dos Administradores;

f) Resguardar o mercado de trabalho, evitando que profissionais alheios à categoria assumam tarefas privativas do Administrador, conforme estabelece a Lei nº 4.769/65;

g) Unificar e fortalecer a categoria profissional dos Administradores.

PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA ADMINISTRAÇÃO

Para o cumprimento de sua missão, o CRA-PI acredita, respeita e aceita como orientadores os seguintes princípios:

  1. FOCO EM RESULTADOS; 
  2. RESPEITO NAS RELAÇÕES;
  3. ÉTICA;
  4. TRANSPARÊNCIA;
  5. RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL;
  6. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO.

O Plenário do CRA é composto por Conselheiros Regionais Efetivos e seus respectivos Suplentes, eleitos diretamente pelos Administradores e Tecnólogos. A duração do mandato de cada Conselheiro é de 4 anos, permitida uma reeleição. A renovação do Plenário é de 1/3 e 2/3, alternadamente, a cada biênio.

O CRA adota o modelo de gestão por áreas administrativas, cada qual com suas competências estabelecidas no Regimento Interno. O CRA pode dispor ainda de outros órgãos, como Diretorias Executivas e para atividades específicas podem ser constituídas Comissões Permanentes, cujos integrantes são eleitos pelo Plenário, dentre os Conselheiros Efetivos para exercerem suas atividades.

A Assembleia de Presidentes dos CRAs é um importante órgão que auxilia o processo de tomada de decisão do CFA. Órgão consultivo, composto pelos Presidentes de todos os Regionais, a Assembleia é o termômetro dos profissionais de Administração para com o Sistema.

A direção do CRA é feita pelo regime presidencialista e ao Presidente do CRA incumbe, principalmente, dirigir e presidir as reuniões do Plenário e representar o CRA em juízo ou fora dele, requisitar às autoridades competentes, até mesmo as de segurança pública, quando necessário, os recursos indispensáveis ao cumprimento de dispositivos legais que regem o exercício da profissão de Administrador, tomar providências de ordem administrativa necessárias ao rápido andamento dos processos no Conselho, participar na Assembleia de Presidentes da prestação de contas com relatórios de gestão do exercício anterior, dentre outras funções.

O Sistema CFA/CRAs consciente de suas responsabilidades atua com enfoque na sua missão primordial de valorizar o profissional e a Ciência da Administração. Regulamentado como Autarquia Federal pela Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, sua atuação no Brasil consolidou-se como Instituição, ampliando gradativamente sua participação na discussão de grandes temas nacionais, melhorando permanentemente sua capacidade administrativa e aproximando-se cada vez mais do profissional.

A Diretoria Executiva será composta pelo Presidente, pelo Vice- Presidente, pelo Diretor Administrativo e Financeiro, pelo Diretor de Fiscalização e Registro, pelo Diretor de Formação Profissional e pelo Diretor de Desenvolvimento Institucional, eleitos pelo Plenário dentre os Conselheiros Efetivos, por escrutínio secreto e maioria simples, para exercerem mandatos de dois anos


Adm. José Liberal de Brito Neto – CRA-PI 1161
Presidente do Conselho Regional de Administração do Piauí

Adm. Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes  – CRA-PI 0008
Vice-Presidente do Conselho Regional de Administração do Piauí

Adm. Pedro Paulo Rodrigues de Moura– CRA-PI 4085
Diretor Administrativo e Financeiro do Conselho Regional de Administração do Piauí

Adm. Israel Galeno Machado– CRA-PI 3817
Vice-Diretor Administrativo e Financeiro do Conselho Regional de Administração do Piauí

Adm. Cristovam Colombo M. de Area Leão – CRA-PI 0003
Diretor de Fiscalização e Registro do Conselho Regional de Administração do Piauí

Adm. José Airton de Moura Leal – CRA-PI 3212
Diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho Regional de Administração do Piauí

Adm. Maria do Amparo Rodrigues da Silva – CRA-PI 0630
Diretora de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Administração do Piauí



Adm. Roberthy dos Santos Barbosa
CRA-PI 0823
CONSELHEIRO FEDERAL 
Vice Diretor da Câmara de Administração e Finanças do CFA
Coordenador da Comissão de Licitação e Compras do CFA

Adm. Mônica Pinheiro C. Pires Braun
CRA-PI  0221
CONSELHEIRA FEDERAL SUPLENTE

Os cargos de Conselheiros Regionais Efetivos serão preenchidos e exercidos na forma prevista pela legislação vigente.

Os Administradores eleitos Conselheiros Regionais Efetivos serão empossados pelo Presidente do CRA/PI em reunião plenária a ser realizada até 10 de janeiro do ano subseqüente à eleição.

CONSELHEIROS REGIONAIS CRA/PI Biênio 2023-2024:

Conselheiros Efetivos

Conselheiros Suplentes

Adm. José Liberal de Brito Neto

Presidente- 1161

Adm. Rodrigo Salmito de Andrade- 1348

Adm. Leonardo Fialho Machado Nogueira- 2936

Adm. Jeová Rodrigues Alves – 3736

Adm.  José Airton de Moura Leal – 3212

Adm. Aline Medeiros Chaves – 3935

Adm. Cristovam Colombo M. De Areia Leão – 0003

Adm. Bernardo José Carvalho Val – 20-04822

Adm. Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes – 0008

Adm. Antônio Vinicius Oliveira Ferreira -4622

Adm. Israel Galeno Machado – 3871

Admª Kamyla Alves dos Santos – 4018

Adm. Pedro Paulo Rodrigues de Moura – 4085

Adm. Joseane Alves Barbosa – 3255 

Adm. Maria do Amparo Rodrigues da Silva – 0630

Adm. Georgia Moura Castelo Branco Cavalcante – 2692

Adm. Rosimar Sena Castelo Branco Lira – 20-04883

Ana Ingridi Bezerra Moura Macedo – 2680

Gerência Administrativo-Financeira

Admª Kamilla Christine de Araújo Aragão Aguiar

Fone: (86) 3233-1704 / 3303-7004 / 99412-3012

E-mail: gerencia@cra-pi.org.br

Superintendência

 Admª Maria Patrícia Pereira da Silva

Fone: (86) 3233-1704 / 3303-7004 / 99412-3012

E-mail: superintendencia@cra-pi.org.br

Fiscalização e Registro

Adm. Malcon Pinheiro de Oliveira

Fone: (86) 3233-1704 / 3303-7004 / 99412-3012

E-mail: fiscalizacao@cra-pi.org.br

Auxiliar Administrativo

Caroline Campos Rocha

Fone: (86) 3233-1704 / 3303-7004 / 99412-3012

E-mail: relacionamento@cra-pi.org.br

 

A Ouvidoria é um dos canais de comunicação que o CRA oferece aos registrados e à sociedade.

Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviços, e na defesa dos profissionais e empresas que atuam na área da Administração.

Sua participação é muito importante para nós. Para agendar seu atendimento na sede do CRA, ou para Informação, Solicitação, Sugestão, Reclamação e Denúncia, por favor entrar em contato no link abaixo:

OUVIDORIA

 

 

 

 

Adm. José Liberal de Brito Neto
Presidente- 1161
Janeiro/2023 a atualmente

 

Adm. Roberthy dos Santos Barbosa – CRA-PI 0823
janeiro de 2019 a janeiro de 2023

Adm. Rodrigo Ribeiro Costa Cavalcante – CRA-PI 2152
Março 2018 a Janeiro 2019

Admª. Conceição de Maria da Silva Bugyja Britto – CRA-PI 1419
Janeiro 2017 a Fevereiro 2018

Adm. Pedro Alencar Carvalho Silva – CRA-PI 0007
Janeiro 2013 a Janeiro 2017

Adm. Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes – CRA-PI 0008
Janeiro 2011 a Dezembro 2012

Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha – CRA-PI 0006
Janeiro 2007 a Dezembro 2010

Adm. Cristóvam Colombo Matos de Areia Leão – CRA-PI 0003
Março 2004 a Dezembro 2006

Adm. Manoel Teófilo Maia de Lima – CRA-PI 0001
Junho 2003 a Fevereiro 2004

Adm. Roberthy Barbosa – Presidente do CRA-PI

Depois de um 2019 e os 5 primeiros meses de 2020 a frente do nosso CRA PI, tive de licenciar para uma outra missão e que esta não concretizou e assim retomei as atividades no Conselho a partir do final de setembro, agradecimento a Vice Presidente, para continuar servindo a minha classe, servindo a nosso Conselho, servindo a nossos profissionais, servindo aos professores e coordenadores de Administração e mais ainda, servindo aos alunos de técnico e superior em Administração, futuro da nossa profissão.

2019, apesar de primeiro ano de gestão em que inclusive funcionamos 20% do ano no apagão de sistema, foi um ano excepcional porque avançamos muito para o Conselho e para os Profissionais. Fruto deste avanço se deu pela transparência da gestão onde o Conselho passou a ouvir opiniões, sugestões, críticas e melhor ainda, praticou as devidas correções. Uma gestão participativa é o que queríamos e conseguimos praticar respeitando os envolvidos e transformando o nosso Conselho perante a sociedade. Adotamos o slogan Novos Tempos no CRA PI onde a nova gestão passou a atuar para todo o estado do Piaui, ouvindo a todos, envolvendo a todos e dando voz e vez a todos. Um exemplo prático e que vem dando certo, temos 13 Comissões Setoriais Permanentes, são grupos de trabalho disseminando as atribuições do profissional de Administração, cada uma com sua especialidade além das Comissões do Jovem Adm e CRA Jr onde acolhemos os recém formados e os ainda alunos de Administração.

Levamos o Conselho onde nunca andou, criamos o SEMAD-Seminário de Administração, criamos porque além de evento 100% gratuito, tornando evento anual nestas cidades e não eventualmente, para os principais pólos do estado, Parnaiba, Piripiri, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Uruçui. Imaginem que antes tínhamos uma média de 1.200 participantes no ENAPI e no FOGESPI e crescemos através dos SEMAD’s para 2.504 inscritos. Esta ação comprova que pelo menos 1.345 participantes não possuíam recursos financeiros ou tempo disponíveis para deslocar a Teresina, onde concentrava os eventos do CRA PI até 2018. São alunos, profissionais, professores, coordenadores e profissionais destas regiões que passaram a ser assistidos com eventos grandiosos com palestrantes de todo o Piauí, onde tivemos lotação máxima nestas cidades e com investimento do Conselho reduzido porque a fórmula foi a busca por parcerias economizando e valorizando a receita arrecadada pelo CRA PI. Além do compromisso com a categoria em disseminar o conhecimento e novas ferramentas da Administração a custo zero para os participantes, fizemos a gestão financeira por participante e que conseguimos reduzir o custo para menos 1/3 por participante. Cada evento pedimos doação de alimentos onde fizemos as entregas beneficiando pessoas carentes daquelas cidades. Posso citar também as ações de fiscalizações em prefeituras de Demerval Lobão, Regeneração, Lagoinha e algumas outras cidades, é a presença física do Fiscal e do Diretor de Fiscalização atuando em defesa do profissional de Administração.

Lembro ainda da estrutura do Conselho, quando assumimos, encontramos uma sala de reunião que era utilizada para reuniões e também depósito, atualmente, este espaço abriga nosso belíssimo plenário, passamos a ter um plenário para melhor acolher os Conselheiros, os profissionais de Administração para as deliberações da categoria, um ambiente agradável e apropriado para as importâncias das decisões a serem tomadas.

Daqui para frente? Esperamos alcançar mais cidades com mais representações/delegados em cidades como Bom Jesus, Campo Maior, São João, Pedro II, Esperantina, Corrente e muitas outras cidades. Queremos, quem sabe, chegar a marca de 12 delegados do Conselho em 12 seccionais aproximando definitivamente o Conselho da categoria, de norte a sul do nosso querido Piaui além de muitas outras conquistas. Para esta ação chamamos de Menos Áurea Freire e Mais Piaui, o Conselho nunca mais será somente de Teresina, estaremos sempre na estrada, estaremos sempre presentes na maior quantidade de cidades possíveis, quantas colações de grau passamos a acompanhar? quantas recepções a jovens universitários participamos? quantos eventos de Instituições de Ensino apoiamos? Quantos eventos proporcionando visibilidade ao Conselho e aos profissionais realizamos? Quantas parcerias firmamos para enaltecer o profissional de Administração? quantas sessões solenes conquistamos e realizamos? Muito ainda faremos, por isso estou de volta para continuar servindo a gestão dos Novos Tempos no CRA PI. Somos um dos maiores Conselhos de Classe do Piaui, queremos crescer mais ainda e temos o potencial para crescer.

SUBSEÇÕES

SUBSEÇÃO DE PARNAÍBA:

Representante: Adm. Bruna Luisa dos Santos Sousa

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 268 – 2º andar, Sala 201 – FECOMÉRCIO – Centro

CEP: 64.200-200 – Parnaíba – PI

Horário de Funcionamento: 13h- 18h (Segunda à Sexta)

Fone: (86) 3233-1704 / (86) 9 9412-2403

E-mail: atendimento@cra-pi.org.br

SUBSEÇÃO DE PICOS:

Delegado: Adm. Djenane Lima Rodrigues 

Endereço: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 803 – 2º andar, Sala 205 – Centro

CEP: 64.600-148 – Picos – PI

Horário de Funcionamento: 12h- 17h (Segunda à Sexta)

Fone: (86) 3233-1704 / (86) 9 9412-2403

E-mail: atendimento@cra-pi.org.br

SUBSEÇÃO  DE SÃO RAIMUNDO NONATO:

Representante: Adm. Natanael da Silva Soares 

Endereço: Espaço da Cidadania de São Raimundo Nonato ( Rua Admundo da Silva Belo, S/N, centro )

Horário de Funcionamento: 08h- 12h (Segunda à Sexta)

Fone:  (86) 3233-1704

E-mail: atendimento@cra-pi.org.br

SUBSEÇÃO  DE FLORIANO:

Representante: Adm. Tamires Almeida Bezerra 

Endereço: Espaço da Cidadania de Floriano (Av. Dr. José Ribamar Pacheco, 268, barro Cancela Floriano-PI)

Horário de Funcionamento: 08h- 12h (Segunda à Sexta)

Fone: (86) 3233-1704

E-mail: atendimento@cra-pi.org.br

SUBSEÇÃO  DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ:

Representante: Herllon Batista dos Santos

Endereço: Sala do Empreendedor, Travessa Manoel Leite, S/N

Horário de Funcionamento: 08h- 12h (Segunda à Sexta)

Fone:  (86) 3233-1704

E-mail: atendimento@cra-pi.org.br

SUBSEÇÃO  DE CAMPO MAIOR:

Representante: Adm. Fábio Leal Rocha 

Endereço: Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Espaço Cidadão. R Padre Acelino Portela – Nossa Sra. de Fátima, Campo Maior- PI, 64280-000

Horário de Funcionamento: 08h- 12h (Segunda à Sexta)

Fone:  (86) 3233-1704 / (86) 99412-3012

E-mail: atendimento@cra-pi.org.br