Adm. Roberthy dos Santos Barbosa

Palavra do Presidente

Depois de um 2019 e os 5 primeiros meses de 2020 a frente do nosso CRA PI, tive de licenciar para uma outra missão e que esta não concretizou e assim retomei as atividades no Conselho a partir do final de setembro, agradecimento a Vice Presidente, para continuar servindo a minha classe, servindo a nosso Conselho, servindo a nossos profissionais, servindo aos professores e coordenadores de Administração e mais ainda, servindo aos alunos de técnico e superior em Administração, futuro da nossa profissão.

2019, apesar de primeiro ano de gestão em que inclusive funcionamos 20% do ano no apagão de sistema, foi um ano excepcional porque avançamos muito para o Conselho e para os Profissionais. Fruto deste avanço se deu pela transparência da gestão onde o Conselho passou a ouvir opiniões, sugestões, críticas e melhor ainda, praticou as devidas correções. Uma gestão participativa é o que queríamos e conseguimos praticar respeitando os envolvidos e transformando o nosso Conselho perante a sociedade. Adotamos o slogan Novos Tempos no CRA PI onde a nova gestão passou a atuar para todo o estado do Piaui, ouvindo a todos, envolvendo a todos e dando voz e vez a todos. Um exemplo prático e que vem dando certo, temos 13 Comissões Setoriais Permanentes, são grupos de trabalho disseminando as atribuições do profissional de Administração, cada uma com sua especialidade além das Comissões do Jovem Adm e CRA Jr onde acolhemos os recém formados e os ainda alunos de Administração.

Levamos o Conselho onde nunca andou, criamos o SEMAD-Seminário de Administração, criamos porque além de evento 100% gratuito, tornando evento anual nestas cidades e não eventualmente, para os principais pólos do estado, Parnaiba, Piripiri, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Uruçui. Imaginem que antes tínhamos uma média de 1.200 participantes no ENAPI e no FOGESPI e crescemos através dos SEMAD’s para 2.504 inscritos. Esta ação comprova que pelo menos 1.345 participantes não possuíam recursos financeiros ou tempo disponíveis para deslocar a Teresina, onde concentrava os eventos do CRA PI até 2018. São alunos, profissionais, professores, coordenadores e profissionais destas regiões que passaram a ser assistidos com eventos grandiosos com palestrantes de todo o Piauí, onde tivemos lotação máxima nestas cidades e com investimento do Conselho reduzido porque a fórmula foi a busca por parcerias economizando e valorizando a receita arrecadada pelo CRA PI. Além do compromisso com a categoria em disseminar o conhecimento e novas ferramentas da Administração a custo zero para os participantes, fizemos a gestão financeira por participante e que conseguimos reduzir o custo para menos 1/3 por participante. Cada evento pedimos doação de alimentos onde fizemos as entregas beneficiando pessoas carentes daquelas cidades. Posso citar também as ações de fiscalizações em prefeituras de Demerval Lobão, Regeneração, Lagoinha e algumas outras cidades, é a presença física do Fiscal e do Diretor de Fiscalização atuando em defesa do profissional de Administração.

Lembro ainda da estrutura do Conselho, quando assumimos, encontramos uma sala de reunião que era utilizada para reuniões e também depósito, atualmente, este espaço abriga nosso belíssimo plenário, passamos a ter um plenário para melhor acolher os Conselheiros, os profissionais de Administração para as deliberações da categoria, um ambiente agradável e apropriado para as importâncias das decisões a serem tomadas.

 

Daqui para frente? Esperamos alcançar mais cidades com mais representações/delegados em cidades como Bom Jesus, Campo Maior, São João, Pedro II, Esperantina, Corrente e muitas outras cidades. Queremos, quem sabe, chegar a marca de 12 delegados do Conselho em 12 seccionais aproximando definitivamente o Conselho da categoria, de norte a sul do nosso querido Piaui além de muitas outras conquistas. Para esta ação chamamos de Menos Áurea Freire e Mais Piaui, o Conselho nunca mais será somente de Teresina, estaremos sempre na estrada, estaremos sempre presentes na maior quantidade de cidades possíveis, quantas colações de grau passamos a acompanhar? quantas recepções a jovens universitários participamos? quantos eventos de Instituições de Ensino apoiamos? Quantos eventos proporcionando visibilidade ao Conselho e aos profissionais realizamos? Quantas parcerias firmamos para enaltecer o profissional de Administração? quantas sessões solenes conquistamos e realizamos? Muito ainda faremos, por isso estou de volta para continuar servindo a gestão dos Novos Tempos no CRA PI. Somos um dos maiores Conselhos de Classe do Piaui, queremos crescer mais ainda e temos o potencial para crescer.

Administrador Roberthy dos Santos Barbosa